Recentemente, o Facebook realizou uma pesquisa com mais de 4.000 colaboradores de diferentes segmentos empresarias dos Estados unidos e do Reino Unido, onde foram destacados alguns dos principais desafios de comunicação entre eles e seus Líderes e Gestores. Confira no nosso post de hoje tudo que o Facebook descobriu nesta pesquisa! 😯
– Democratizando a cultura da empresa
17% disseram que nunca falam com a Matriz
— um número que cai para apenas 8% em empresas que usam ferramentas de colaboração interna”
Conectar toda a organização e dar a todos uma voz é uma parte essencial de uma empresa. Infelizmente, essa não é a realidade para a maioria dos colaboradores. Foram descoberta diversas falhas de comunicação entre os colaboradores da linha de frente e os líderes da empresa.E não é como se os líderes não estejam cientes do valor da comunicação – 74% dizem estar conectados com os colaboradores por meio de conversas e reuniões informais. Mas ainda assim, é difícil para os líderes se conectarem pessoalmente com todos na empresa com reuniões presenciais. Isso explica por que as pessoas estão se sentindo desconectadas de todos que estão desalinhados do seu Time.
Os dados apresentam um número alarmante. Mas, o que acontece quando os gerentes usam outros métodos para se conectar com as pessoas?
Quando a empresas fazem o uso de ferramentas que permitem comunicação e colaboração, as taxas de engajamento aumentam consideravelmente e de forma rápida com a utilização de plataformas de mensagens, compartilhamento de documentos e software de videoconferência.
“Quando uma empresa usa ferramentas de colaboração, o número de pessoas que se sentem conectadas à liderança duplica de forma rápida”
Com esses tipos de ferramentas, 25% dos colaboradores se sentem mais conectados com todos da empresa. Inovação é a força vital dos negócios, mas só é realmente possível prosperar em ambientes que acolham novas ideias e permitam que elas cresçam e se desenvolvam.
Os dados mostram que muitas empresas têm mais trabalho para criar essas condições. Menos da metade dos colaboradores da linha de frente compartilham suas ideias com os membros seniores da equipe, mas quase todos os Gerentes (90%) estão relatando que seus funcionários da linha de frente se sentem capacitados para compartilhar ideias com eles.
E, em uma continuação da tendência que podemos ver anteriormente, os colaboradores sem acesso a ferramentas de colaboração tinham 12% menos probabilidade de se sentirem capacitados para compartilhar ideias internamente no trabalho.
“Uma em cada quatro pessoas disse que suas idéias foram sufocadas por causa de uma má comunicação”
Então, o que impede os colaboradores de fazerem suas idéias serem ouvidas por seus Gestores?
Uma em cada quatro pessoas falaram que suas idéias foram sufocadas por causa da má comunicação que existe nas empresas. Quase um quinto acreditava que os Gerentes não conseguiam seguir com isso por causa da falta de tempo e de ferramentas de comunicação adequadas para que exista eficiência na ação.
E, finalmente, pouco menos da metade dos entrevistados da pesquisa acredita ter suas melhores ideias fora do ambiente de trabalho. Isso sugere que as empresas devem fornecer uma plataforma para que os colaboradores compartilhem essas ideias valiosas sempre que surgirem.
– Melhorando o engajamento dos funcionários
As empresas mais bem sucedidas são aquelas que os colaboradores querem fazer parte. Mas os resultados da pesquisa realizada pelo Facebook mostram que a falta de comunicação afeta significativamente o engajamento dos colaboradores.
Quando os colaboradores acreditam que não têm voz, eles tendem a perder motivação. 83% dos Gerentes afirmam confiantemente que dão voz a todos os funcionários em suas empresas.
“Quando os colaboradores acreditam que não têm voz eles tendem a perder a motivação e o entusiasmo”
Além disso, menos da metade dos colaboradores acha que a Matriz compreende o papel que desempenham e o valor que trazem para a organização. Mas, quando os funcionários têm acesso a ferramentas de colaboração, essa estatística importante aumenta para 63%, mostrando uma melhoria significativa.
– Tome o pulso da sua organização
79% dos Líderes afirmam ter trabalhado na linha de frente e podem ver o valor que ela traz, e 71% afirmam ter visitado a linha de frente de seus negócios nos últimos 12 meses. No entanto, a pesquisa do Facebook mostra que as perspectivas dos funcionários e Gerentes divergem significativamente.
Fechar essa lacuna não é fácil. Há uma clara necessidade de espaços onde as pessoas possam compartilhar suas experiências – boas ou ruins – umas com as outras dentro da sua empresa. Porque, embora alguns de seus colaboradores possam estar longe, eles não devem ficar sem voz.
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