Comunicação Interna: custo ou investimento?
De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 63% das organizações acreditam que a Comunicação Interna é muito relevante para os negócios. O ponto de dúvida surge quando falamos de cenários em que a Comunicação não é vista como um investimento. E você? Também vê por esse lado? Vamos entender juntos no artigo de hoje:
A porta de entrada para o crescimento
A Comunicação Interna é uma área ampla com muitos resultados que todos precisam, mas a diferença está na maneira em como montamos estratégias que a incluam. Investir em Comunicação significa:
- Melhorar as vendas
- Ampliar a visibilidade da marca
- Fortalecer a imagem da empresa diante de seu público.
- E muito mais!
Os ruídos e falhas em como nos comunicamos geram interferências, tanto internas quanto externas, e não é percebido o quanto podemos solucioná-las para que não impacte em outros processos.
Segundo a Towers Watson, empresa multinacional global de Gestão de Riscos, empresas que possuem falhas na comunicação podem afetar negativamente 42% dos colaboradores em suas ações internas, o que impacta na produtividade. As empresas que investem na comunicação conseguem usufruir de um Retorno de Investimento pelos acionistas de 47%.
Falamos muito aqui em nosso blog o quanto o foco nas pessoas é o primeiro passo para Transformação e Inovação, para isso, precisamos entender também como conectá-las, prevenindo grandes riscos através de estratégias assertivas.Por que não é um custo? Investimento é tudo aquilo que aplicamos recursos, tempo e esforço, olhando o que iremos receber de retorno Quantitativo e Qualitativo.
Em um estudo feito pela Forrester Consulting, foi comprovado o Retorno de Investimento de 3,9x às organizações que possuem o Workplace by Facebook, como plataforma de Comunicação Interna que potencializa os fluxos de trabalho.